
“Fake news acima de tudo, fake news acima de todos”: Bolsonaro e o “kit gay”, “ideologia de gênero” e fim da “família tradicional”
2019; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15603/1677-2644/correlatio.v17n2p65-90
ISSN1677-2644
AutoresEduardo Meínberg de Albuquerque Maranhão Filho, Fernanda Marina Feitosa Coelho, Tainah Biela Dias,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO presente texto analisa como a produção de fake news impulsionou a campanha de Jair Messias Bolsonaro (Partido Social Liberal - PSL) à Presidência da República, culminando em sua vitória no 2º turno das eleições do ano de 2018. Por meio de pesquisa bibliográfico-documental, demonstramos como sua campanha se utilizou de estratégias discursivas que associavam o candidato à defesa da “família tradicional brasileira” por meio da oposição ao “kit gay” e à “ideologia de gênero”. Sua campanha teve o apoio massivo de setores conservadores da sociedade brasileira, tais como integrantes da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) e lideranças religiosas proeminentes na mídia como o pastor assembleiano Silas Malafaia. Por fim, refletimos sobre as formas como a campanha de Jair Messias Bolsonaro e sua consequente vitória colocam desafios à democracia e à laicidade do Estado brasileiro, sobretudo considerando o não-compromisso com os direitos de mulheres e da população LGBT+ e com questões de gênero e sexualidade, combatidas com argumentos falaciosos que também são respaldados por um discurso político-religioso que se afirma monolítico.
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