Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Figurações multimodais com bandeiras nos grafites de Banksy: a arte como protesto sociopolítico

2019; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 44; Issue: 79 Linguagem: Português

10.17058/signo.v44i79.12874

ISSN

1982-2014

Autores

Rita de Cássia Bastos Arantes, Maria Clotilde Almeida,

Tópico(s)

Semiotics and Representation Studies

Resumo

À luz da Linguística Cognitiva (LAKOFF; JOHNSON, 1980 e LAKOFF; TURNER, 1989) e da Teoria da Metáfora Multimodal (FORCEVILLE, 2008, 2009), este estudo tem por objetivo analisar três grafites de Banksy: Sweatshop boy, Les Misérables e Brexit, apresentando os mapeamentos metafóricos e metonímicos que estruturam as suas representações multimodais e monomodais. Adicionalmente, com base no conceito cognitivo de arte (DONALD, 2006) e no conceito de cultura visual como prática social (BARNARD, 1998), demonstraremos que a criatividade metafórica de Banksy não está a serviço simplesmente de uma forma de arte auto expressiva, mas sim fortemente orientada para a crítica social, como é o caso do uso de bandeiras para retratar os modelos sociopolíticos das nações que elas representam. Por último, a partir da concepção de que ARTE É ARMA, apresentaremos a nossa interpretação para cada um dos grafites, mostrando que além de instituírem manifestações da estética elaborada, os grafites de Banksy são sobretudo poderosos instrumentos de protestos sociopolítico.

Referência(s)