
AULA DE LEITURA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ELABORAÇÃO DIDÁTICA COM MEMES
2018; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p226
ISSN2179-3948
AutoresLilian Cristina Buzato Ritter, Betânia Elisabete Braga,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo trata de uma reflexão da forma de mobilização das noções teórico-metodológicas bakhtinianas de dialogismo e gênero discursivo, em atividades elaboradas para aulas de leitura e análise linguística com memes. As relações dialógicas são contempladas nas questões sobre condições de produção, enfatizando seu espaço-tempo de circulação, endereçamento a seus interlocutores, finalidade. A noção gênero discursivo suscita análise do conteúdo temático por meio do que se torna dizível; o tom de ancoragem valorativa; em relação à estrutura composicional, o destaque é para o visual e verbal; e, ao estilo, as marcas linguístico-enunciativas da relação entre a forma visual e verbal.
Referência(s)