Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O ESTATUTO DO LÉXICO SEGUNDO ABORDAGEM GERATIVA: AQUISIÇÃO DE L2

2019; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/cadernosletras.v19n1p119-134

ISSN

1809-4163

Autores

Simone Lancini,

Tópico(s)

Historical Linguistics and Language Studies

Resumo

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo apresentar uma discussao sobre o estatuto do lexico segundo abordagem gerativa de Chomsky (1965). Seguindo uma perspectiva de aplicacao do lexico nos estudos de aprendizagem da segunda lingua (L2), o artigo procura exibir, de forma sintetica, como a investigacao centrada no lexico tem vindo a evoluir, e como cada uma das abordagens teoricas gerativas pode ser aplicada nos estudos de aquisicao de L2. Assim, objetiva-se neste artigo apresentar uma discussao sobre o estatuto lexico, considerando a aquisicao de L2. Parte-se da hipotese de que o lexico tem um papel relevante na construcao da gramatica interna dos falantes. Nesse cenario, procuramos responder como o lexico tem sido reconhecido na construcao da gramatica interna do falante de qualquer lingua natural. Para isso, seguimos a abordagem teorica de Chomsky em (1965), que a partir dos anos oitenta, iniciou seus estudos do lexico, considerando-o como um componente cada vez mais abrangente de propriedades e funcoes da aquisicao da L2, ate a algum tempo atribuida em particular a sintaxe. Palavras-chave: Lexico. Gerativa. Aprendizagem da Segunda Lingua (L2).

Referência(s)