Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A presença dos ícones no cinema de Andrei Tarkovski

2018; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 16; Issue: 51 Linguagem: Português

10.5752/p.2175-5841.2018v16n51p1391

ISSN

2175-5841

Autores

Kátia Marli Leite Mendonça,

Tópico(s)

Visual Culture and Art Theory

Resumo

Esta comunicação foi apresentada oralmente, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), no dia 03 de junho de 2018, durante a Terceira Sessão (Section 3A) coordenada pelo Prof.Dr.Eric Lohr, no evento internacional Krakow Meetings: IX Krakow Conferences on Russian Philosophy (Eugene Trubetskoy: Icon and Philosophy), organizado pela Pontifical University of John Paul II em Cracóvia, o qual teve lugar no período de 03 a 06 de junho de 2018, na Abadia Beneditina de Tyniec, Cracóvia. A comunicação aqui apresentada faz parte das reflexões sobre a relação entre ética, arte, imagem, sociedade e religiosidade, que constituem o eixo central de pesquisa apoiada por Bolsa de Produtividade do CNPq. Nela, a partir de um diálogo com a teologia e a filosofia do ícone de Pavel Florensky, analisamos a questão da presença dos ícones religiosos no cinema de Andrei Tarkovski, seu sentido e significado dentro da concepção de imagem e de arte do diretor, uma visão marcada pelo diálogo com Deus.

Referência(s)