Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Prevalência de Afastamentos por Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho em Professores

2019; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17058/psiunisc.v3i1.12464

ISSN

2527-1288

Autores

Mary Sandra Carlotto, Sheila Gonçalves Câmara, Jaqueline Vidal Batista, Gabriela Azeredo Schneider,

Tópico(s)

Stress and Burnout Research

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar a prevalência dos afastamentos do trabalho por Transtornos Mentais e Comportamentais Relacionados Ao Trabalho (TMCRT) em professores. Foi utilizado um delineamento transversal das licenças médicas dos professores entre os anos de 2012 a 2016. A população em estudo foram todos os professores de escolas municipais de um município da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS (n=2.181). A amostra foi constituída por 246 licenças de afastamento por motivo de saúde relacionado ao trabalho dentre 116 professores, no período em estudo. A prevalência de TMRC foi de 11% em relação ao número de trabalhadores da educação do município e 8% em relação aos motivos de afastamento em geral. Os resultados evidenciaram maior frequência de transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o “stress” e transtornos somatoformes (52,4%), seguido de transtornos do humor (42,7%). Esses dados indicam que os transtornos mentais em professores constituem uma realidade preocupante que necessita monitoramento constante para o estabelecimento de políticas públicas de promoção da saúde e prevenção de agravos mentais à saúde dos professores.

Referência(s)