
Às margens de uma revista esportiva: a seleção brasileira de futebol feminina nas páginas da Placar (1991 – 2015)
2018; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2236-8000
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO objetivo deste estudo e analisar o conteudo dos textos publicados na revista Placar, sobre a selecao brasileira de futebol feminino, nos anos de Mundial (1991, 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015) e Jogos Olimpicos (1996, 2000, 2004, 2008, 2012), duas das principais competicoes desta modalidade. Para atingir os resultados, utilizaram-se os aportes teorico-metodologicos da Analise de Conteudo, que direcionou a analise dos textos jornalisticos. Encontrou-se 58 publicacoes mencionando a selecao brasileira feminina, dispostas em 34 das 130 edicoes a que se obteve acesso. Tendo em vista o numero de edicoes e de textos publicados ao longo dos 12 anos analisados, constatou-se a baixa frequencia de publicacoes sobre a selecao feminina de futebol na revista Placar, comparado a outras modalidades, sobretudo, o futebol masculino. Alem disso, na analise do conteudo dos textos verificou-se que a revista fez alusoes acerca de categorias como genero, classe, raca e etnia quando tratam das jogadoras da selecao. A partir de 2004, os conteudos passaram a enfatizar a representacao da selecao brasileira de futebol feminino pelas jogadoras Marta e Cristiane, as quais sao exaltadas pela revista Placar, devido a atuacao das atletas na selecao e as conquistas no universo futebolistico. Por meio deste estudo, pode-se concluir que a Placar reflete em seu conteudo as lutas das jogadoras de futebol, ao relatar as trajetorias e as dificuldades das atletas que efetivamente representaram a selecao brasileira de futebol feminino nas competicoes. No entanto, reforcam o preconceito em relacao a elas, na medida em que comparam a outras jogadoras (modelos), as quais possuem os padroes de genero, classe e raca normativos hegemonicos. Os termos utilizados pela revista, para referir-se as jogadoras da selecao, sao essencialistas e demonstram implicitamente as estrategias de espetacularizacao dos corpos, as quais foram ofertadas pelo campo jornalistico e esportivo, bem como utilizadas pelas atletas na tentativa de ganhar legitimidade. Compreende-se que a baixa frequencia de aparicao da selecao feminina na revista resultou na invisibilidade do futebol feminino frente ao publico leitor.
Referência(s)