Importância da escola na educação alimentar em crianças do primeiro ciclo do ensino básico – como ser mais eficaz
2018; Volume: 14; Issue: 14 Linguagem: Português
10.21011/apn.2018.1404
ISSN2183-5985
AutoresBeatriz Santos, Clara Silva, Elisabete Pinto,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoIntroducao: Nunca se falou tanto da importância de uma alimentacao saudavel e cuidada desde a infância, no entanto, a batalha da obesidade ainda esta longe de ser vencida e parece ser indiscutivel o papel que a alimentacao tem na etiologia e manutencao desta doenca. As criancas passam uma grande parte do seu tempo na escola, onde tambem tem oportunidade de realizar varias refeicoes. Para alem disso, a escola permite abranger outros grupos, como os pais, os professores, os assistentes operacionais, e ate a propria comunidade em que esta inserida, permitindo atingir todos os niveis sociodemograficos, o que faz dela um setting para intervencoes de educacao alimentar. Objetivos: Esta revisao tem como objetivos responder as seguintes questoes: (I) Quais os fatores a ter em conta no planeamento de intervencoes eficazes para esta faixa etaria? (II) Quais as medidas mais efetivas? (III) O que tem sido feito em Portugal para alterar o comportamento alimentar das criancas? e (IV) O que ainda pode ser feito para obter melhores resultados? Metodologia: foi feita uma revisao narrativa onde se pretendeu reunir artigos cientificos, documentos de organizacoes nacionais e internacionais que trabalham na area, avaliados trabalhos academicos realizados anteriormente e pretendeu-se, tambem, acrescentar a experiencia das proprias autoras. Discussao/Conclusoes: O sucesso das intervencoes de educacao alimentar esta suportado pela bibliografia existente, mas os resultados ainda nao sao suficientes para que se reverta a situacao de obesidade e de habitos alimentares considerados pouco saudaveis, como o baixo consumo de fruta e produtos horticolas. Neste sentido, a inclusao de novas formas de intervencao como a inclusao dos encarregados de educacao, docentes e assistentes operacionais, hortas nas escolas, aulas de culinaria, atribuicao de mascotes aos alimentos e melhoramento das embalagens dos alimentos a promover, parecem ser importantes para melhorar os resultados dos projetos de intervencao de educacao alimentar.
Referência(s)