Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A linguagem da propaganda como ferramenta para o ensino de leitura

2018; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42509

ISSN

2237-0900

Autores

Sayonara Abrantes Oliveira Uchoa, Mônica Mano Trindade Ferraz,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

O presente capítulo analisa a riqueza linguística do gênero textual propaganda como campo produtivo para o ensino de leitura, fundamentando-se em dois aspectos constitutivos e suas contribuições à cognição: a multimodalidade e as relações lexicais. O artigo apresenta argumentos a favor de uma abordagem do ensino de leitura fundamentado numa visão interativa, através do qual o aluno vivencie, conscientemente, os fenômenos lexicais em consonância com os recursos multimodais mobilizados no texto para a construção dos sentidos, permitindo a este leitor perceber-se como coautor do processo. Pautando-nos em teorias de gênero textual, de leitura, nas reflexões sobre o texto publicitário, na multimodalidade e nas bases da Semântica Lexical em Antunes (2009; 2012), Kleiman (1999; 2011), Marchuschi (2011), Carvalho (1996; 2014), Dionísio; Vasconcelos (2013), dentre outros, buscamos apresentar reflexões de como a integração dessas áreas do conhecimento linguístico podem convergir para o mesmo propósito: a compreensão do texto mediada pelo ato de ler. Enfim, as análises ora apresentadas contribuem para a reflexão sobre as questões pertinentes ao ensino de leitura ancoradas nas manifestações da multimodalidade e do léxico.

Referência(s)