
O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA DÉCADA DE 1940: A LEITURA MORALIZANTE E A LEITURA PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS LITERÁRIOS
2018; Jair Sindra Virtuoso Junior; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18554/rs.v7i1.2342
ISSN1983-3873
AutoresRejane Rodrigues Almeida de Medeiros,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO objetivo deste artigo e analisar as representacoes da leitura moralizante no ginasio e da leitura para aquisicao de conhecimentos literarios no colegio, praticadas na escola secundaria na decada de 1940, a partir do exame de O idioma nacional: antologia para o ginasio (1944) e de O idioma nacional: antologia para o colegio (1944), organizados por Antenor Nascentes, e de documentos oficiais de ensino. Com a Reforma Capanema de 1942, o projeto pedagogico do Ministerio da Educacao e Saude empenhou-se na constituicao de uma ideia de “nacionalidade brasileira”, que se fundamentava no ufanismo verde-amarelo, na historia mitificada dos herois nacionais, na religiao catolica e na homogeneizacao cultural e linguistica do Brasil. Assim, no ginasio, a leitura escolar passa a apresentar, como uma de suas funcoes, a de incutir no aluno a moral crista e um tipo de patriotismo apregoado durante o Estado Novo. Por outro lado, no colegio, tendo em vista que neste ciclo a literatura se constituia como objeto de ensino, diferentemente do que ocorria no ginasio, a leitura de textos canonicos de autores representativos tinha como um de seus fins o de promover a aquisicao de conhecimentos de teoria e historia literarias, e das literaturas brasileira e portuguesa.
Referência(s)