
Mapa Conceitual e World Café: ressignificando o ensino de ciências pela argumentação
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i3.836
ISSN2525-3409
AutoresAldeni Melo de Oliveira, Simone Beatriz Reckziegel Henkes, Andréia Aparecida Guimarães Strohschoen,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta como proposta aplicações de estratégias de ensino para análise do uso do Mapa Conceitual e do World Café, na sala de aula e em ambientes não formais, como foco na argumentação dos alunos, envolvendo atividades da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental. O objetivo foi a inserção da argumentação por meio das citadas estratégias com questionamento reconstrutivo das competências nos processos de ensino e de aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa proporcionou uma abordagem qualitativa, apresentando caráter exploratório e descritivo, pois familiarizou os sujeitos envolvidos e suas preocupações, além de extrair informações pertinentes durante o desenvolvimento de atividades em uma escola estadual localizada no Município de Macapá/AP. A investigação envolveu vinte e dois alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, cuja idade variava de onze a quatorze anos, sendo cinquenta e cinco por cento do sexo feminino e quarenta do masculino. Observou-se a construção da alfabetização científica pelos estudantes, bem como as atividades possibilitaram a ressignificação por intermédio da argumentação no ensino de Ciências. De fato, as estratégias desenvolvidas suscitaram nos alunos mudança considerável sobre o assunto e contribuíram para melhorar o comportamento, a argumentação e o rendimento escolar dos alunos, tornando as aulas dinâmicas e prazerosas.
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