Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mise-en-scène da religiosidade afro-brasileira no cinema de Arthur Omar: fabulações de um Reinado em A coroação de uma rainha

2018; Instituto de Estudos da Religião; Volume: 38; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0100-85872018v38n3cap03

ISSN

1984-0438

Autores

Rafael Antônio Motta Böeing, Roberta Oliveira Veiga,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Resumo: A proposta do presente artigo é refletir sobre a mise-en-scène das experiências do sagrado próprias às tradições do Congado, ou Reinado, no cinema-documentário, especialmente no filme A coroação de uma rainha (1993), de Arthur Omar. Baseado nos conceitos de fabulação e de sagrado, o artigo traz uma leitura da obra de Omar com atenção para as formas pelas quais o olhar da câmera, a montagem e a trilha sonora se afetam e, portanto, são constituídos pelos ritos, mitos e cosmologia do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá. Para tanto, identificam-se tanto os objetos, sons, gestos congadeiros que adquirem potência de ficção, quanto os recursos fílmicos que reverberam tal potência.

Referência(s)