Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 7; Issue: 16 Linguagem: Português

10.12957/e-mosaicos.2018.38786

ISSN

2316-9303

Autores

Paula Almeida de Castro, CLEIDIANE DE OLIVEIRA SOUSA ALVES,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Com o advento do Paradigma Inclusivo o profissional docente passou a ter o seu papel ressignificado, abandonando as práticas tradicionais de ensino que privilegiavam um ideal de aluno e uma pedagogia conteudista baseada na transmissão mecânica do conhecimento. Do professor é exigida a capacidade de articular saberes teóricos e práticos, que proporcione uma pedagogia comum e ao mesmo tempo diferenciada e que atenda incondicionalmente todos os educandos. Discutir a formação inicial de professores para a proposição de práticas pedagógicas inclusivas é sem dúvida nenhuma o cerne deste trabalho. A relevância da pesquisa se assenta no argumento de que para que a inclusão escolar se efetive, faz-se necessária uma política de formação de professores que lhes forneça subsídios teóricos para trabalhar pedagogicamente as demandas de nossa sociedade. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, explorando o ordenamento jurídico e obras que abordassem a temática.

Referência(s)