
Variation of rockfall effects on road sections by changes in cross section and elements of protection
2014; Issue: 132 Linguagem: Português
10.24849/j.geot.2014.132.07
ISSN2184-8394
AutoresJ. López Gálvez, Luiz Antônio Bressani,
Tópico(s)Geotechnical Engineering and Analysis
ResumoSão apresentados alguns resultados de simulações de quedas de blocos em quatro seções rodoviárias, obtidas através das informações coletadas durante o projeto e execução do Lote 2 da rodovia RS471/BR153, localizada no Estado do Rio Grande do Sul (sul do Brasil). Definiram-se quatro condições de seção transversal para cada local, além de cinco elementos de proteção, e foram feitas combinações entre eles visando obter o melhor nível de desempenho sob cada condição, estabelecendo como parâmetro de comparação a frequência de invasão de blocos dentro da área de operação veicular. As simulações foram feitas com o programa RocFall, definindo o coeficiente de restituição normal (RN) para os materiais dos taludes mediante uma correlação entre este parâmetro e as leituras obtidas com o martelo Schmidt. A forte rugosidade superficial dos taludes motivou uma análise de sensibilidade considerando três condições e diferentes valores de RN visando obter a condição que melhor representasse a realidade.
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