Práticas de Letramento: Música, Movimento e Aprendizagem Por Meio do Videoclipe “Aos Olhos de uma Criança”

2018; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17921/2447-8733.2018v19n3p309-316

ISSN

2447-8733

Autores

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Eliza Adriana Sheuer Nantes, Lívia Da Silva Inácio, Michele Cristina Brites, Thaisa Pinheiro Carvalho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

ResumoPartindo-se da hipótese de que o professor ainda necessita de instrumentalização para o trabalho com práticas de letramento na cultura digital, conforme apontam os dados apresentados na pesquisa TIC Educação, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, neste trabalho, propõe-se a analisar o videoclipe “Aos olhos de uma criança”, do rapper Emicida, a fim de indicar possíveis caminhos para o trabalho com esse gênero em sala de aula. Justifica-se a seleção desse objeto por permitir ao professor abordar uma didática, dentro de uma perspectiva sócio-política, contemplando os multiletramentos, as figuras de linguagem presentes na letra e os efeitos de sentido, que emergem dos recursos sonoros e imagéticos. A metodologia de pesquisa adotada é a qualitativa, categorizando-se os dados em dois grupos: conteúdo temático e estilo. O resultado apontou para a proficuidade de a escola proporcionar ao aluno uma leitura do mundo e a interpretação de um gênero que sincretiza poesia e elementos audiovisuais, a partir de um videoclipe, como forma de contemplar a multiculturalidade e a multiplicidade de semioses, conforme indicam a Base Nacional Comum Curricular e as teorias sobre os multiletramentos.Palavras-chave: Letramento. Multiletramento. Gênero Vídeoclipe. EnsinoAbstractBased on the hypothesis that teachers still need instrumentalization for the work with literacy practices in the digital culture, according to the data presented in the research TIC Education, carried out by the Internet Steering Committee in Brazil, in this work, it is proposed to analyze the video clip “In the eyes of a child”, by the rapper Emicida, in order to indicate possible ways to work with this genre in the classroom. It is justified the selection of this object once it allows the teacher to approach didatics , from a socio-political perspective, contemplating the multiliteracies, the language figures present in the lyrics and the effects of meaning that emerge from the sonorous and imagetic resources. The adopted research methodology is qualitative, categorizing data into two groups: thematic content and style. The result pointed to the proficuity of the school to provide the student with a reading of the world and the interpretation of a genre that syncretizes poetry and audiovisual elements, from a video clip, as a way of contemplating multiculturalism and the multiplicity of semiosis, as indicated by the National Curricular Common Base and theories on multiliteracies.Keywords: Literacy. Multiliteracy. Genre Video clip. Teaching.

Referência(s)