Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

n. 23 - SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA ESTUDOS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS REDES/ESCOLAS MUNICIPAIS NO BRASIL

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 12; Linguagem: Português

10.5380/jpe.v12i0.60682

ISSN

2317-6849

Autores

Eudes Oliveira Cunha, Lys Maria Vinhaes Dantas, Robert E. Verhine,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Neste artigo, defendemos um modelo de análise de implementação de políticas educacionais para aplicação no nível micro – a escola pública municipal em sua relação com a rede municipal de Educação. O modelo é composto por quatro dimensões: uma que observa a política normatizada, uma dimensão organizacional e política, a dimensão que focaliza nas concepções e valores dos agentes e a quarta dimensão voltada ao cotidiano das práticas e processos adotados pelos implementadores. Os elementos de investigação são apresentados como subsídios para a compreensão do que acontece especialmente nos pequenos e médios municípios ao tempo em que discutimos sobre o papel das escolas, em sua atuação como co-formuladoras de políticas públicas.

Referência(s)