
n. 23 - SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA ESTUDOS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS REDES/ESCOLAS MUNICIPAIS NO BRASIL
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 12; Linguagem: Português
10.5380/jpe.v12i0.60682
ISSN2317-6849
AutoresEudes Oliveira Cunha, Lys Maria Vinhaes Dantas, Robert E. Verhine,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNeste artigo, defendemos um modelo de análise de implementação de políticas educacionais para aplicação no nível micro – a escola pública municipal em sua relação com a rede municipal de Educação. O modelo é composto por quatro dimensões: uma que observa a política normatizada, uma dimensão organizacional e política, a dimensão que focaliza nas concepções e valores dos agentes e a quarta dimensão voltada ao cotidiano das práticas e processos adotados pelos implementadores. Os elementos de investigação são apresentados como subsídios para a compreensão do que acontece especialmente nos pequenos e médios municípios ao tempo em que discutimos sobre o papel das escolas, em sua atuação como co-formuladoras de políticas públicas.
Referência(s)