Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Inovação nas práticas pedagógicas no Ensino Superior: possibilidades para promover o engajamento acadêmico

2019; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15448/2179-8435.2018.2.31607

ISSN

2179-8435

Autores

Andressa Wiebusch, Valderez Marina do Rosário Lima,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho analisou as produções científicas sobre a inovação no ensino superior, nas práticas pedagógicas e, a partir disso, identificou as possibilidades promover o engajamento estudantil. A investigação foi realizada por meio do Estado do Conhecimento, utilizando, para tanto, o portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O recorte temporal foi de cinco anos e o período de busca foi de 2012 até 2017. Realizou-se um mapeamento de dissertações e teses, relacionadas à temática, num estudo de abordagem qualitativa, e para a interpretação dos dados usou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Ao analisar as produções científicas sobre o tema da inovação, identificamos que elas apresentam estratégias pedagógicas que possibilitam a integração de metodologias de ensino e de tecnologias no ensino superior com o objetivo de contribuir para inovação dos processos de ensinoe aprendizagem na universidade. Com base nos trabalhos analisados, compreende-se que são necessários novos olhares para a inovação no ensino superior, visando a importância de práticas diferenciadas e de ações quepotencializem o engajamento acadêmico.

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