
n. 20 - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 12; Linguagem: Português
10.5380/jpe.v12i0.59643
ISSN2317-6849
AutoresJemina De Araújo Moraes Andrade, Alexandre Adalberto Pereira, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO presente estudo visa propor uma discussão sobre os desafios da educação em direitos humanos na educação superior, sob a perspectiva da pedagogia revolucionária, considerando que a temática vem avançando nos últimos anos, especialmente, na educação superior, implicando na concepção institucional, nos cursos, na formação, até nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que são realizadas sob esse viés. Assim, pretende-se nesse estudo analisar o contexto histórico da educação em direitos humanos no Brasil, discutir o papel da universidade como um instrumento para a construção de uma pedagogia revolucionária em direitos humanos e identificar os principais desafios da educação em direitos humanos na universidade a partir dessa perspectiva na sociedade de classes. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o método histórico. Os resultados evidenciaram que a presença da educação em direitos humanos na universidade pode proporcionar uma pedagogia revolucionária na medida em que aproxima diálogos entre a ciência e a sociedade, pois juntas, formam espaços de desenvolvimento ético, político, cultural e de educação para a cidadania. E esses debates perpassam várias áreas do conhecimento com consciência e compromisso institucional com a cidadania democrática, sendo, portanto, o desafio em questão.
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