Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente

2018; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 4; Linguagem: Português

10.23899/relacult.v4i0.963

ISSN

2525-7870

Autores

Josinara Silva Costa, André Luis Nascimento de Oliveira, Neuma Teixeira dos Santos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Os conceitos preservação e conservação ambiental historicamente têm sido utilizadas como iguais ou sinônimas. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo conhecer como alunos do quinto ano do ensino fundamental significam preservação e conservação antes e depois do desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: aplicação de questionário antes da realização das atividades; realização de dinâmica para conceituar de forma lúdica os conceitos trabalhados e narrativas de histórias sobre preservação e conservação para que os alunos respondessem qual conceito se aplicava. Os questionários mostraram que os alunos conceituavam os termos como semelhantes e após a realização das dinâmicas, a maioria conseguiu diferenciar os termos, mostrando o papel fundamental da educação ambiental na construção de cidadãos mais conscientes quanto às questões ligadas ao meio ambiente.

Referência(s)