Passagens
2018; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2018.148836
ISSN1982-677X
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoA relação entre o cinema e o real é provavelmente a questão mais central e complexa nos estudos cinematográficos. Neste artigo, tentarei abordar esta questão por meio da análise de uma seleção de filmes em que dispositivos intermidiáticos, isso é, o emprego no interior do filme de formas artísticas como pintura, teatro e música, parecem funcionar como uma “passagem” para a realidade política e social. Para tanto, irei focalizar casos exemplares da produção de São Paulo e Pernambuco, representados por filmes de Beto Brant, Cláudio Assis, Tata Amaral, Paulo Caldas e Marcelo Luna, a fim de demonstrar os valores compartilhados por eles em determinado contexto histórico e os laços geográficos que estabeleceram através do Brasil.
Referência(s)