Artigo Produção Nacional

HUMOR, ESTEREÓTIPO E LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO DE PIADAS À LUZ DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO/HUMOR, STEREOTYPE AND DIDACTIC BOOK: A STUDY OF JOKE IN THE LIGHT OF THE SEMANTIC OF THE EVENT

2018; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2316-3933

Autores

Poliana Miranda Sampaio Almeida, Adilson Ventura,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Buscou-se analisar, neste artigo, se a construcao do humor em piadas, presentes no livro didatico “Portugues Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhaes, utilizado no Ensino Medio, retrata uma imagem ludica dos sujeitos ou propaga preconceitos. Para isso, definiu-se como linha teorica deste trabalho a Semântica do Acontecimento, proposta por Eduardo Guimaraes (2002), que entende que os sentidos se constituem no acontecimento. Desse modo, para se analisar os modos como os sentidos das piadas foram se constituindo nas tres ocorrencias dentro do livro didatico em estudo, adotou-se como procedimento metodologico o dispositivo especifico de analise semântica, proposto por Guimaraes (2002), - a reescrituracao e a articulacao – assim como a construcao de um DSD. Por se tratar de um livro didatico, utilizou-se como fonte teorica tambem a LDB e os PCNEM, alem de outros autores que tratam sobre a questao do humor, como Travaglia (1990) e Ramos (2011).

Referência(s)