Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O envolvimento discente em um ambiente virtual de aprendizagem. Análise realizada no curso de licenciatura em Matemática

2018; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v9i5.1938

ISSN

2179-426X

Autores

Enir da Silva Fonseca, Carlos Fernando de Araújo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A gestão da informação e as estratégias para um ganho real devem basear-se em fatos concretos, visando minimizar a ocorrência de erros que impossibilite a tomada de decisões que a cada dia está mais automatizada. Com o uso de recursos tecnológicos, pode-se além de armazenar uma grande quantidade de dados, manipulá-los com os poderosos softwares para assim filtrar, traduzir e consolidá-los em um produto final, onde o resultado é apresentado em forma de gráficos, relatórios ou para consultas nos mais variados hardwares. Com o objetivo de investigar e compreender o envolvimento do aluno com a disciplinas em um ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvemos esta pesquisa para estudar a relação discente com o material disponibilizado, e para sua consecução investigamos a quantidade de acessos aos conteúdos e materiais em duas disciplinas no curso de licenciatura em matemática ofertadas a distância. Realizamos a coleta de dados referente as atividades e participações, de 423 discentes matriculados nas disciplinas de cálculo integral e 368 em estruturas algébricas, ofertadas no primeiro semestre de 2018. Após a tabulação dos dados, identificamos uma concentração nos acessos referentes as consultas ao material didático, com 78,24% das visualizações para a disciplina de Cálculo Integral e 77,40% em Estruturas Algébricas. A condensação nos estudos ocorreu entre segunda e quinta-feira, com 85% dos alunos acessando o AVA entre 10 e 23 horas do dia. Que se justifica por se tratar de disciplinas com maior envolvimento do tempo de estudos na resolução de atividades práticas e de cálculos, não sendo necessário o constante acesso ao ambiente virtual.

Referência(s)