
Autismo no Contexto Escolar: A Importância da Inserção Social
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i3.822
ISSN2525-3409
AutoresBruno Buemo, Felipe Alli, João Vicente Iracet, Leonardo Felipe de Oliveira Ribas, Roberto Pereira, Cristina Saling Kruel, Félix Miguel Nascimento Guazina, Janaína Pereira Pretto Carlesso,
Tópico(s)Autism Spectrum Disorder Research
ResumoO presente artigo baseia-se nas evoluções do conceito do autismo ao longo dos anos. Desde 1943, descrito por Leo Kanner, até os dias atuais, pelo DSM-V. Transitando por autores como Hans Asperger, Araújo, entre outros. O autismo é descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação e interação social. No contexto escolar podemos observar como essas dificuldades se apresentam e causam prejuízos no seu desenvolvimento socioeducacional. Tendo em vista o objetivo de discutir os desafios da sociabilização da criança autista no âmbito escolar. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico de cunho qualitativo e descritivo. Concluiu-se que para uma melhor inserção dos autistas no meio socioescolar concluímos que será necessária uma série de adaptações, tanto no ambiente, quanto na consciência de todos que convivem com as crianças com o transtorno, sejam eles professores ou colegas.
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