
PRODUÇÃO TEXTUAL NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO INCLUSIVO
2018; Uniabeu; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2177-6288
AutoresViviane Cristina de Mattos Battistello, Ana Teresinha Elicker, Rosemari Lorenz Martins,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo discorre sobre a experiencia de um projeto de pesquisa-acao realizado em uma turma do terceiro ano das series iniciais do Ensino Fundamental. Justifica-se, este trabalho, por ser de cunho social e cultural, que visa desenvolver atividades de producao textual para alfabetizar letrando dentro de uma perspectiva de um curriculo inclusivo. Embora existam programas governamentais que regulamentam o processo de alfabetizacao, o contexto escolar mostra uma realidade que reflete indices precarios da alfabetizacao no Brasil. Isso se deve possivelmente a formacao de professores, a infraestrutura das escolas e aos “nao-metodos”. Alfabetizar sem letrar, conforme SOARES (2004), esta desconectado das demandas de praticas sociais que o cotidiano exige. Nesse contexto, adaptou-se o conto “O Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque”, na perspectiva de um curriculo aberto, utilizando propostas curriculares diversificadas direcionadas ao entendimento de todos os alunos. O objetivo foi eliminar qualquer obstaculo que pudesse limitar a aprendizagem e a participacao de todos os alunos no processo educativo.
Referência(s)