
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
2016; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Inglês
ISSN
2525-8222
AutoresRobson Simplício de Sousa, Maria do Carmo Galiazzi, Elisabeth Brandão Schmidt,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoResumo: Apresenta-se a analise de onze (11) resumos de teses defendidas em um Programa de Pos-Graduacao em Educacao em Ciencias que usaram a metodologia Analise Textual Discursiva. Partimos da pergunta: O que e isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educacao em Ciencias?, uma atitude fenomenologica, seguida da analise hermeneutica. Chegamos as categorias: “A descricao e as teorias a priori como pre-compreensoes” e “O movimento para compreensao”. Com o metatexto, compreendemos que fazer pesquisa com ATD pressupoe uma analise fenomenologico-hermeneutica em que emergem a vinculacao a hermeneutica filosofica de Gadamer, os movimentos circular e espiral do caminho de analise e a abertura a ampliacao de horizontes interpretativos pela busca de teorias emergentes.Palavras-chave: Analise Textual Discursiva; Hermeneutica; Fenomenologia. Phenomenological and hermeneutical interpretation from discursive textual analysis: the understanding in sciences education researchAbstract: This text presents the analysis of eleven (11) abstracts of doctoral theses which used the methodology of Discursive Textual Analysis. We started from question: What is this that is shown on the DTA methodology in the abstracts of doctoral theses in Sciences Education?, a phenomenological attitude followed by a hermeneutic analysis. As result, we come to categories: “Description and a priori theories as preunderstandings” and “The movement to understanding”. From metatext, we understood that to research with DTA presupposes a phenomenological-hermeneutic analysis in which emerges from this search the attachment of DTA to Gadamer’s philosophical hermeneutics, the circular and spiral movements in the way of analysis and the openness to expanding interpretive horizons by seeking emerging theories.Keywords: Discursive Textual Analysis; Hermeneutic; Phenomenology.
Referência(s)