Artigo Produção Nacional

PENSANDO INTEGRALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE COM A ABORDAGEM DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL

2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Jorge Luiz de Andrade Trindade, Lívia Biasuz Machado, Marielly de Moraes,

Tópico(s)

Healthcare Regulation

Resumo

INTRODUCAO: As praticas integrativas e complementares em saude, compreendem uma politica nacional cada vez mais evidente no cenario da atencao a saude publica do pais. Estas envolvem diferentes formas de abordagens terapeuticas e preventivas reconhecidas em sua aplicacao e promocao da saude, fomentando aspectos culturais no cuidado e nas concepcoes de saude/adoecimento, como a fitoterapia, acupuntura... Assim, as politicas nacionais das praticas integrativas e complementares (PNPIC), corroboram para a integralidade da assistencia, principio este de interacao as acoes e servicos do Sistema unico de Saude (SUS). Dessa forma, a sua implantacao pressupoe a necessidade de preparar profissionais e futuros profissionais de forma reflexiva e critica com o objetivo de garantir a prevencao de agravos, a promocao e a recuperacao da saude, com enfase na atencao basica, alem de propor o cuidado continuado, humanizado e integral em saude, contribuindo com o aumento da resolubilidade do sistema, com qualidade, eficacia, eficiencia, seguranca, sustentabilidade, controle e participacao social. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Em marco de 2016, em uma universidade no sul do Brasil, foi realizado uma aula aberta, promovida por professores das disciplinas Saude publica e Saude Coletiva sobre o tema; em interacao com diversos cursos de saude da instituicao. A dinâmica da aula, baseada em metodologias ativas, contemplou a realizacao de uma organizacao que envolveu a participacao de profissionais que trabalham com praticas diversas: Yoga, Aromaterapia, Reiki, Plantas medicinais, Pindas, Cromoterapia, Florais de Bach e Quiropraxia; e academicos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Quiropraxia Farmacia, Nutricao, Biomedicina, Educacao Fisica e Estetica e Cosmetica. Inicialmente foram entregues fichas coloridas aos alunos em sua chegada. Na sequencia, foi apresentado o conceito das PNPICS e organizados grupos com estudantes de distintos cursos nas tendas de praticas de acordo com a cor correspondente a sua ficha. Os academicos foram instigados a discutir sobre os instrumentos e/ou elementos decorativos de cada tenda e identificar ao final da discussao o profissional da pratica. A partir dai experienciaram as praticas e por fim apresentaram ao grande grupo suas experiencias na tenda e o que compreendeu a pratica vivenciada. O evento foi encerrado com uma roda de conversa sobre as praticas com os profissionais convidados mediada pelos professores. IMPACTOS: A conducao de uma aula aberta sobre o PNPIC, trouxe reflexoes e a demonstracao de satisfacao por parte dos participantes. Grande parte dos participantes desconhecia e/ou nunca havia entrado em contato com as praticas; e evidenciou interesse em seu aprofundamento. Isto pode ser observado inclusive por meio da avaliacao final, onde os academicos e profissionais expressaram por escrito e sem identificacao, a sua percepcao sobre o encontro. CONSIDERACOES FINAIS: Aulas abertas, com alunos de graduacao tanto da saude com o objetivo do exercicio da interdisciplinaridade como de outras areas na discussao da pratica intersetorial, sao formas de instigar a efetivacao de um sistema de saude cada vez mais forte com profissionais apropriados das politicas de seu pais. Em especial, aquelas que promovem a discussao e reflexao sobre a saude de usuarios em ambientes de pluralidade formativa e com o intuito de legitimar a atencao primaria no SUS.

Referência(s)