Artigo Produção Nacional

O uso de descritores em artigos científicos na área de educação em saúde

2018; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2525-9563

Autores

Vinícius Gomes Pereira, Cláudia Yamada Utagawa, Bruno Chaboli Gambarato,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Introducao: A publicacao de artigos cientificos em periodicos e uma eficiente forma de divulgacao de pesquisas e de novos conhecimentos humanos em constante expansao. Os descritores servem como forma de catalogar publicacoes, facilitando sua busca. Objetivo: Avaliar se diferentes formas de pesquisa do mesmo termo (Health Education) influenciam quanti e qualitativamente no resgate de artigos no Pubmed. Metodo: A pesquisa dos artigos foi feita de forma exploratoria na base de dados PubMed entre os anos de 2000 a 2015, utilizando as palavras Health Education de quatro formas diferentes: Health Education, “Health Education”, Health Education [MeSH Terms] e Health Education [MeSH Major Topic] e comparados quantitativamente. O MeSH e organizado em uma rede hierarquica tipo arvore denominada MeSH Tree. Para comparacao qualitativa, foram utilizados resultados obtidos entre 2002 e 2014. Resultados: o uso de descritores (MeSH) forneceu um numero menor de artigos resgatados, mas estes se adequavam mais ao tema pesquisado do que aqueles resgatados por outras formas de busca. Conclusao: Estrategias de busca com descritores sao mais adequados para temas muito abordados na literatura. Temas pouco abordados na literatura podem ser mais dificeis de serem encontrados, podendo ser necessario utilizar estrategias de pesquisa que possam resgatar um numero maior de artigos.

Referência(s)