Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Abordagem do impacto do ruído ambiental nas escolas públicas do município de João Monlevade - MG

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i3.716

ISSN

2525-3409

Autores

Anna Carolina Lima de Castro, Karen Dayana de Souza Andrade Fontes, Telma Ellen Drumond Ferreira, Hebert Medeiros Gontijo,

Tópico(s)

Noise Effects and Management

Resumo

A poluição sonora, seguida da poluição da água e do ar, é a problemática ambiental que afeta um maior número de pessoas no planeta, o que leva à busca de medidas de atenuação sonora para evitar os efeitos negativos que podem vir a causar na saúde humana. A exposição ao ruído a níveis acima do recomendado pode causar alterações nas atividades escolares, como perda de concentração, insônia, estresse, dentre outras. Esses sintomas podem interferir na capacidade de realização de tarefas, comprometendo, assim, o rendimento escolar. Este estudo teve como objetivo avaliar as condições acústicas em salas de aula de duas escolas da cidade de João Monlevade, Minas Gerais, selecionadas de acordo com a localização geográfica, sendo ambas escolas da rede pública estadual de ensino. Além disso, a investigação mostra os efeitos desses ruídos no dia a dia da comunidade escolar. Foram realizadas aferições acústicas no interior das salas de aula, a fim de determinar o nível de ruído a que os estudantes e professores estão expostos no seu cotidiano. Posteriormente, foi aplicado um questionário com o propósito de obter informações sobre o conhecimento do tema e sobre a saúde da comunidade escolar. Por fim, foi proferida uma palestra para os estudantes e professores das escolas, com o intuito de levar informações sobre poluição sonora e seus impactos na saúde humana e ambiental. Quanto aos resultados, a intensidade do nível de pressão sonora coletada nas escolas foi excessivamente acima do recomendável, com consequências perceptíveis para seus usuários.

Referência(s)