Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Trabalho e Pedagogia

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 57; Issue: 51 Linguagem: Português

10.21680/1981-1802.2019v57n51id16074

ISSN

1981-1802

Autores

Wojciech Andrzej Kulesza,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Neste artigo procura-se analisar o desdobramento histórico da chamada “escola do trabalho” a partir de sua implantação pioneira na Rússia revolucionária, identificando suas relações com a pedagogia ocidental e seus reflexos na educação brasileira. Relacionando a concepção geral de que o trabalho deve ser contemplado pela escola com o desenvolvimento industrial europeu, percebe-se claramente a vinculação dessa ideia com o aparecimento do movimento renovador na educação a partir da segunda metade do século XIX. As consequências pedagógicas derivadas da inclusão do trabalho como princípio educativo, sintetizado pela fórmula do “aprender fazendo”, estão presentes nas principais tendências pedagógicas contemporâneas, influindo decisivamente na formulação do currículo escolar. Focalizando especificamente a educação básica, identificam-se diversas metodologias do ensino inspiradas por essa orientação figurando na prática escolar. Por fim, as racionalizações teóricas desenvolvidas são aplicadas para analisar a situação atual da relação entre trabalho e educação na escola secundária brasileira.

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