
Configurações da assincronia audiovisual no cinema letrista de 1951/1952
2019; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 46; Issue: 51 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.144901
ISSN2316-7114
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoNa vanguarda letrista, o cinema é tomado como objeto de realização e reflexão por meio dos filmes de Isou, Lemaître, Wolman e Debord, realizados entre 1951-52. Neste artigo, são examinados os debates letristas, em particular as formulações sobre uma arte cinematográfica discrepante, presentes na revista ION n. 1 e em escritos de Lemaître. Quatro filmes do período são debatidos, atentando à sua relação com a assincronia audiovisual. Sugere-se que tais experiências incluem duas tendências: de uma parte, a centralidade das emissões vocais rodeadas por imagens alheias e, de outra, a agressão à tela e às imagens, retomando os diálogos cinema/teatro e a concepção do cinema como forma de ação.
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