Jovens, violência e meios de comunicação
2009; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.30962/ec.327
ISSN1808-2599
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoEste artigo apresenta uma visão da relação entre jovens, violência e meios de comunicação. Aborda a construção de certos tipos de jovens como “monstros sociais” e por tanto estigmatizados pelos meios de comunicação como jovens não desejados socialmente, através da análise das mobilizações dos estudantes secundaristas que tiveram seu auge na denominada “revolución pinguina”, que colocou em pauta para a opinião pública, as desigualdades e iniqüidades existentes na educação chilena. Se destaca o papel dos meios de comunicação, particularmente a imprensa escrita e a televisão, na construção de um imaginário dos jovens, como “jovens violentos”, e se realiza um breve exercício interpretativo da violência juvenil entendida como una “performance” que é utilizada pelos meios para vender e incrementar audiência.
Referência(s)