
Extensão universitária e desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes de engenharia de minas e geologia
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i3.730
ISSN2525-3409
AutoresCaiubi Emanuel Souza Kuhn, Flávia Regina Pereira Santos, Ana Cláudia Franca Gomes,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoTodo saber científico deve ser construído pensando no seu impacto na sociedade; e uma das formas de se trabalhar esse pensamento crítico em alunos de engenharia é através da prática de extensão. O presente trabalho avaliou, através de questionário, 20 alunos que participaram do programa de extensão Educação, Geociência e Mineração da Universidade Federal do Mato Grosso, cujos participantes são graduandos em engenharia de minas ou geologia. Nesta avaliação as perguntas feitas envolviam questões como o interesse do aluno, pelo curso e universidade antes e após o projeto, se produziu material para algum evento científico durante a extensão, se está mais preparado para debater questões sobre a sua profissão e geociências após a sua participação, entre outras. Como resultado, aqueles que fizeram parte do programa estão mais inseridos, adaptados e preparados para falar em público sobre os temas que trabalharam do que antes dele. Conclui-se que a formação crítica do estudante de engenharia é potencializada quando está associada a uma prática contextualizada. O projeto de extensão aqui descrito permitiu que os discentes de engenharia de minas e geologia reflexionassem sobre o impacto da sua futura profissão.
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