‘Vivendo de sua fazenda e da sua arte de pintor´: relações entre as imagens de música e a vila de Borba, a partir da obra pictórica de José de Sousa de Carvalho (1741-1795)
2018; Issue: 7 Linguagem: Português
10.37935/aion.v0i7.188
ISSN2183-7082
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoPintor, escultor e proprietário, integrado numa elite borbense, José de Sousa de Carvalho (1741 — 1795) é o autor de várias pinturas que se espalham por espaços públicos e privados, incluindo as raríssimas representações musicais e de dança que se guardam nos Paços do Concelho de Borba. Pai de Bernardo Germano de Carvalho (1777 — 1853), também pintor e proprietário, e avô paterno de José Ignácio de Carvalho (1819 — 1887), corista na Igreja Matriz de Borba e capelão na Colegiada da Misericórdia de Borba, Sousa de Carvalho documenta, em oito telas que pinta de visu — para decorar, com grande probabilidade, a sua residência familiar, o Palacete dos Sousa Carvalho e Melo –, momentos de recreio da escol borbense inerentes ao gosto coevo, aos hábitos domésticos de sociabilidade crescente, e à grandeza e poder de uma família telúrica endinheirada. Em contexto, deixaremos breves achegas para a vida musical borbense entre finais do século XVII e o início do século XIX, incluindo notas inéditas relativas ao, até agora, desconhecido Pedro Gonçalves Mexia.
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