Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Psicomotricidade e desenvolvimento: concepções e vivências de professores da educação infantil na amazônia setentrional

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12957/epp.2018.38814

ISSN

1808-4281

Autores

Idonézia Collodel Benetti, Paulo Henrique Pinheiro de Barros, Fernanda Ax Wilhelm, Ana Paula da Rosa Deon, João Paulo Roberti,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A psicomotricidade está presente em todas as etapas da vida, porém o período da infância ganha destaque, uma vez que é nesta época em que as funções psicomotoras começam a se desenvolver. O objetivo desta pesquisa, de cunho exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, foi verificar qual a percepção de oito professoras pré-escolares sobre psicomotricidade e educação infantil. Para tanto foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados sob a óptica temático-categorial da Análise de Conteúdo de Bardin. As categorias definidas foram: percepção das professoras sobre a relação entre psicomotricidade e educação infantil, atividades psicomotoras trabalhadas e aspectos que dificultam/facilitam o trabalho na área. Os resultados apontam que as professoras consideram que existe uma forte relação entre psicomotricidade e educação infantil. Quanto às atividades psicomotoras desenvolvidas, foi possível constatar que elas tiveram dificuldades para conceituar certas funções psicomotoras, principalmente em relação à orientação espacial. Quanto aos aspectos facilitadores e dificultadores, foi possível perceber que algumas apresentaram melhor condição para desenvolver atividades psicomotoras e outras afirmaram contar com a criatividade para lidar com a falta de materiais.

Referência(s)