Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Consumo de Bens e Serviços de Marcas Patrocinadoras de Clubes de Futebol

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21714/1679-18272018v16n2.p167-181

ISSN

1679-1827

Autores

Edson Roberto Scharf, Gabriel da Silva Pacheco,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a probabilidade de que o recall da marca dos patrocinadores e determinados constructos de propensão à lembrança possam influenciar o consumo de bens e serviços relacionados a um clube de futebol. De viés quantitativo, esta pesquisa usa a técnica de regressão logística, escolhida por ser capaz de explicar a probabilidade de ocorrência de um evento partindo de uma variável dependente dicotômica. As variáveis independentes foram compostas por constructos apontados no estudo de Grynberg e Rocha (2010) e pelo recall da marca dos patrocinadores. Os resultados sugerem que os torcedores com alta frequência ao estádio, relativo ao constructo Exposição, e os torcedores que pensam, leem e falam sobre futebol diariamente, relativo ao constructo Interesse, têm maior probabilidade estatística em consumir bens e serviços relacionados ao clube de futebol estudado. http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272018v16n2.p167-181

Referência(s)