PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA BRASILEIRO
2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresFabiano Gomes Miranda Pereira, Antônio Lucas Oliveira Góis Almeida, Erivaldo Santos de Lima,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoIntroducao: A Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional fundamentam o processo de formacao na educacao superior no pais. Atraves do desenvolvimento de competencias e habilidades; do aperfeicoamento cultural, tecnico e cientifico do cidadao; da flexibilizacao dos curriculos; da implementacao de Projetos Pedagogicos inovadores,numa perspectiva de mudanca para a formacao profissional desenvolveram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's). Essas premissas apontam novas configuracoes para os padroes curriculares, ate entao vigentes, indicando a necessidade de uma reestruturacao dos cursos de graduacao com mudancas paradigmaticas no contexto academico. Nesse sentido, o Movimento Estudantil em Fisioterapia (MEFISIO) composto pela Executiva Nacional de Estudantes de Fisioterapia (ENEFI) e demais entidades de base, a citar, Centros (CAs) e Diretorios Academicos (DAs) presentes em Instituicoes de Ensino Superior (IES) de varias regioes do Brasil tem dialogado e protagonizado essas mudancas na Graduacao em Fisioterapia em nivel nacional. O presente estudo tem como objetivo apontar as contribuicoes do MEFISIO nos Foruns de Analise e Reformulacao das DCN's dos Cursos de Fisioterapia realizados pela Associacao Brasileira de Educacao em Fisioterapia (ABENFISIO) no ano de 2017. Descricao: Relato de experiencia da praxis discente-interinstitucional na participacao dos Foruns Estaduais de Analises e Reformulacao das DCN's dos Cursos de Fisioterapia pela ABENFISIO nos estados de Alagoas, Ceara e Bahia. Participaram representantes da ENEFI e do Centro Academico de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas (UNCISAL), Diretorio Academico de Fisioterapia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Centro Academico de Fisioterapia Sonia Gusman da Universidade Federal do Ceara (UFC). Os foruns aconteceram no ano de 2017. As oficinas do forum foram sistematizadas e ocorreram na seguinte ordem: Roda de conversa sobre as DCN's; Construcao de Matrizes Curriculares de acordo com competencias, habilidades e atitudes propostas pelos participantes (nesse momento os participantes foram divididos em grupos); Elaboracao de produto final de cada regiao participante (sistematizacao das contribuicoes de cada grupo). Cada uma dessas etapas foi facilitada por um representante da ABENFISIO que deu todas as instrucoes e suporte para sua realizacao pelos participantes. Impactos: A formacao do profissional fisioterapeuta ainda possui um perfil curativo-reabilitador-privatista relacionando a cura a aplicacao de tecnicas e recursos tecnologicos. E necessario rever o perfil do egresso e quais as competencias, atitudes e habilidades que essa formacao devera proporcionar. O estudante como agente protagonista desse processo deve estar incluido e participar ativamente nas discussoes, propostas e reformulacoes em consonância com o proposto pelas DCN'S. Para alem disso, entender a necessidade da inclusao dos estudantes em espacos e dispositivos que incentivem o protagonismo no setor de saude, no mundo do trabalho e no setor da educacao. Consideracoes: A participacao do Movimento Estudantil nesse processo de reorientacao da formacao do Fisioterapeuta brasileiro, caracterizada pela presenca nos espacos supracitados, reafirma a importância do protagonismo estudantil na formacao de um profissional cada vez mais alinhado as demandas sociais. Nesses espacos, e possivel estreitar os dialogos do MEFISIO com as discussoes nacionais em prol de uma educacao em Fisioterapia de qualidade.
Referência(s)