Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH)

2019; Hertz Wendel de Camargo; Volume: 1; Issue: 17 Linguagem: Português

10.5380/2238-0701.2019n17p74-98

ISSN

2238-0701

Autores

Larissa Cantuária Lucena, Ivan Bomfim,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre o emprego do projeto #doleitorZH, idealizado desde 2012 pela marca Zero Hora (@gauchaZH), como ferramenta jornalística participativa no Instagram. A empresa de comunicação analisada costuma interligar os seus conteúdos em múltiplas plataformas – jornal impresso, jornal digital, aplicativo para dispositivos móveis e, mais recentemente, o site GaúchaZH, em parceria com a Rádio Gaúcha –, mostrando ter se adaptado ao contexto da convergência. Para chegar ao propósito, usou-se o método análise de conteúdo com a intenção de observar as apropriações dos usuários/leitores na rede social mencionada. Assim, os resultados indicam que ocorre a interação do público, sendo a maioria das publicações no feed do perfil @gauchaZH no aplicativo, durante o mês de novembro de 2017.

Referência(s)