
O ENSINO DE TEORIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL APÓS O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE SOB A ÓTICA DOS DOCENTES DO ESTADO DO PARANÁ
2018; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22561/cvr.v29i2.3821
ISSN2317-6806
AutoresRodrigo Barraco Marassi, Luiza Betânia Fasolin, Roberto Carlos Klann,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo buscou verificar as principais mudanças ocorridas no ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade no Brasil após o processo de convergência das normas internacionais de contabilidade, com base na perspectiva dos docentes do Estado do Paraná. A pesquisa se classifica como descritiva, quantitativa, com levantamento dos dados por meio de um questionário enviado pelo Google Docs a 84 instituições de ensino superior do Estado do Paraná, que oferecem o curso de Ciências Contábeis. O questionário foi respondido por 30 docentes da disciplina de Teoria da Contabilidade dessas instituições, compondo assim, a amostra deste estudo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e posteriormente foi aplicado o grau de entropia da informação nos resultados. Os resultados demonstram que o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade resultou em alterações no ensino da disciplina Teoria da Contabilidade. Os docentes tiveram que se readequar para transmitir o conteúdo dessa disciplina aos acadêmicos. Contatou-se que os respondentes concordam que alguns dos pronunciamentos estão sendo eficazes para aplicação do conteúdo. O teste da entropia demonstrou alta concordância dos docentes sobre a utilização deste instrumento nas aulas, mas sobre sua eficácia para aplicação do conteúdo aos alunos, a concordância foi menor. Pode-se concluir que o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade causou alterações no ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade, sob a ótica dos docentes do Estado do Paraná. Como sugestão para pesquisas futuras, seria interessante abranger outras disciplinas, o que poderia contribuir para a compreensão dos efeitos da convergência nas normas internacionais de contabilidade na qualidade do ensino da contabilidade no Brasil.
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