Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO EM SAÚDE

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.54909/sp.v2i3.88488

ISSN

2525-507X

Autores

Marcelo Rodrigues Reser, Cristine da Rocha, Sabrina Lacerda da Silva,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

As metodologias ativas propõem que o indivíduo seja colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem, estimulando-o e transformando-o no principal agente de seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Este ensaio tem o propósito de discutir a utilização dessas metodologias ativas e sua contribuição na formação de profissionais da saúde. As mudanças no campo da ciência e tecnologia e também na sociedade provocam uma necessidade de rever a forma de praticar o processo educativo. Estudos sugerem o estímulo da autonomia, da relação dialética entre docente e discente, do respeito, da responsabilização, da reflexão crítica e da ressignificação. Para se atingir essa proposta, são necessárias mudanças das políticas educacionais e das posturas docente e discente. A problematização, como exemplo de metodologia ativa, situa o estudante ao problema e à realidade, favorecendo o exercício da ação-reflexão-ação. A avaliação dos resultados deve ser adequada ao processo educativo em uso, sendo caracterizada pela autoavaliação, colaboração, planejamento, dinâmica, estimulação, compreensão e confronto de experiências. A busca da qualidade do que se aprende e se ensina torna-se importante por considerar a diversidade dos sujeitos, seus ritmos de aprendizagem, dificuldades e interesses individuais e coletivos. Tal valorização impulsiona o uso das metodologias ativas, resultando na formação de profissionais mais críticos e comprometidos.

Referência(s)