
Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)?
2018; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-6149.v29i2p92-103
ISSN2238-6149
AutoresOtávio Augusto de Araújo Costa Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Mirela de Oliveira Figueiredo, Daniel Marinho Cezar da Cruz, Maria Luísa Guillaumon Emmel,
Tópico(s)Occupational Therapy Practice and Research
ResumoIntrodução: Uma das principais demandas da terapia ocupacional brasileira é a sua institucionalização acadêmica. Isso abrange, entre outros aspectos, a atividade de pesquisa, a formação e atuação dos profissionais em programas de pós-graduação. Objetivo: Caracterizar os terapeutas ocupacionais mestres e doutores no Brasil quanto a formação pós-graduada e a atuação profissional. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa foi realizada a partir de informações coletadas em plataformas eletrônicas como a Plataforma Lattes e a Plataforma Sucupira, entre outras. Os dados foram analisados por meio da análise estatística descritiva. Resultados: 1188 currículos de terapeutas ocupacionais com mestrado e/ou doutorado foram analisados. Identificou-se um aumento na quantidade de mestres e doutores nas duas últimas décadas (2000-2017) e que encontra-se em curso uma mudança de perfil da formação pós-graduada desses profissionais, o que implica na produção de conhecimento e na institucionalização acadêmica da área. Conclusão: Esta pesquisa permitiu identificar algumas implicações dessa formação para o desenvolvimento da terapia ocupacional enquanto profissão e como área de conhecimento no país.
Referência(s)