
Projetos de orquestras infantojuvenis na perspectiva da economia criativa
2018; Uniabeu; Volume: 11; Issue: 28 Linguagem: Português
ISSN
2179-5037
AutoresTatiane Lopes Duarte, Lúcia da Rosa Gama Madruga, Calusa Grendene Maculan,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEste artigo tem como principal objetivo fazer uma analogia dos projetos de orquestras infanto-juvenis com a Sete fases da implementacao de Economia Criativa e arranjo produtivo da musica evidenciadas no referencial teorico no qual concentrou-se na economia criativa. O objeto de investigacao foi os Projetos de Orquestras infanto-juvenis situados nos estado do Rio Grande do Sul, Bahia e Sao Paulo e realizou-se uma pesquisa exploratoria descritiva com abordagem qualitativa. A pesquisa foi estruturada em tres etapas: (i) documental; (ii) observacao; e (iii) entrevistas. A analise dos dados foi realizada por meio de analise textual, analise de protocolos e registro, analise de conteudo. A partir da analise de conteudo dos dados realizou-se uma analogia com as figuras. Um destaque nos resultados foi a transformacao social, mostrou-se uma evidencia empirica da pesquisa quase que incontestavel, uma vez que diferentes espacos, momentos e pessoas denotam os resultados sociais, culturais, educacionais e, por que nao dizer economicos, que tais iniciativas proporcionam aos jovens e familias envolvidas.
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