
READING IN A PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING CONTEXT: AN INVITATION TO REFLECTION
2018; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p480
ISSN2179-3948
AutoresLetícia Veste Correia, Patrícia Fabiana Bedran,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo desta pesquisa é investigar as crenças acerca da leitura e das atividades de leitura em aulas de língua portuguesa, apresentadas por uma professora de uma escola da rede pública do ensino fundamental I, bem como promover uma discussão sobre os procedimentos do professor no que diz respeito ao trabalho com a leitura e as suas implicações para o processo de formação dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico (ERICKSON, 1986; ANDRÉ, 2000), que apresenta como referencial teórico as pesquisas sobre crenças (BARCELOS, 2006; SILVA 2007), leitura e ensino (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2001; SAVELI, 2003; SOARES, 2004) e formação reflexiva do professor (PIMENTA; GHEDIN, 2002 e ZEICHNER, 2008).
Referência(s)