Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O CURSO DE ORGANIZAÇÃO DE MUSEUS ESCOLARES DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (BRASIL, 1958)

2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/80222

ISSN

2236-3459

Autores

Ana Carolina Gelmini de Faria, Zita Rosane Possamai,

Tópico(s)

Museums and Cultural Heritage

Resumo

RESUMO O artigo aborda o Curso de Organização dos Museus Escolares realizado pelo Museu Histórico Nacional a convite do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no ano de 1958. O acordo entre as duas instituições visou ministrar um curso de curta-duração destinado a professoras-bolsistas, a fim de capacitá-las a organizarem museus escolares em seus estados de procedência. A formação abarcou os conteúdos de organização, arrumação, catalogação e classificação aplicada a museus. O estudo foi realizado na perspectiva da história da educação e da história dos museus. Foram consultados os relatórios do Museu Histórico Nacional, os escritos das alunas do curso e dos servidores do Museu, bem como a produção museológica brasileira e internacional do contexto. Foi possível identificar um diálogo entre os sujeitos vinculados à educação escolar e aos museus, no qual estavam em debate representações, definições, apropriações e práticas sobre os museus. O estudo permitiu alargar o conhecimento sobre os museus escolares, sobre a atuação educativa do Museu Histórico Nacional e sobre as circulações internacionais no contexto em questão.

Referência(s)