Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 40; Linguagem: Português

10.1590/1983-1447.2019.20180023

ISSN

1983-1447

Autores

Francisca Liduina Cavalcante Alves, Elaine Meireles Castro, Flávia Keli Rocha Souza, Maria Cleene Pereira de Sousa Lira, Francisca Leonilda Sampaio Rodrigues, Lívia de Paulo Pereira,

Tópico(s)

Injury Epidemiology and Prevention

Resumo

To understand the importance of group strategy in the process of nursing care to high-risk pregnant women.Qualitative and descriptive study conducted at Assis Chateaubriand Teaching Maternity Hospital in February-March 2017, through focus groups with 24 hospitalized pregnant women. Data was submitted to content analysis and the relevant ideas of the discourses were extracted, forming categories.Three thematic categories were constructed: Interactive groups as a space of bond and coexistence, Educational strategy as an approach to good delivery and birthcare practices, Impact of group experience in strengthening the connection between the health team and the pregnant woman. The group of pregnant women is a space of coexistence and bonding that stimulates them to share knowledge and experiences, re-signifying links. The groups promote sharing of experiences, learning and reflection on the possibilities and limitations of the health-disease process, reducing anxiety and contributing to empowerment in decision making.The considerations and suggestions of the pregnant women guided the nurses in the development of the groups, which became strategic spaces of care, acquisition of knowledge and establishment of trust relationships with the nurses, with a consequent impact on the quality of care.Compreender a importância do grupo no processo de cuidado de enfermagem as gestantes de risco.Estudo qualitativo, descritivo realizado na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, de fevereiro a março/2017, através de grupos focais com 24 gestantes internadas. Dados submetidos à análise de conteúdo e as ideias relevantes dos discursos foram extraídas, formando categorias.Construíram três categorias: Grupos interativos como espaço de vínculo e convivência, Estratégia educativa como abordagem das boas práticas do parto/nascimento, Repercussão da experiência do grupo no fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde e gestante. Os grupos promovem partilha de experiência, aprendizado e reflexão sobre as possibilidades e limitações do processo saúde-doença, reduzindo a ansiedade e contribuindo para o empoderamento na tomada de decisões.As considerações das gestantes nortearam a equipe no desenvolvimento do grupo e efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados, ampliação do conhecimento e relação de confiança, impactando na qualidade da assistência.Comprender la importancia del grupo en el proceso de cuidado de enfermería las gestantes de riesgo.Estudio cualitativo y descriptivo realizado en la Maternidad Escuela Asis Chateaubriand, de febrero a marzo/2017, a través de grupos focales con 24 gestantes internadas. Los datos sometidos al análisis de contenido y las ideas relevantes de los discursos fueron extraídas, formando categorías.Se construyeron tres categorías temáticas: Grupos interactivos como espacio de vínculo y convivencia, Estrategia educativa como abordaje de las buenas prácticas del parto/nacimiento, Repercusión de la experiencia del grupo en el fortalecimiento del vínculo entre equipo de salud y gestante. El grupo de gestantes es un espacio de convivencia y vínculo que las estimulan a compartir conocimientos y experiencias, resignificando vínculos. Se comprendió que los grupos promueven compartir experiencia, aprendizaje y reflexión sobre las posibilidades y limitaciones del proceso salud-enfermedad, reduciendo la ansiedad y contribuyendo al empoderamiento en la toma de decisiones.Las consideraciones y sugerencias de las gestantes contribuyeron a orientar a la enfermera en el desarrollo del grupo y realizarlo como espacio estratégico de cuidados y ampliación del conocimiento y relación de confianza con el enfermero, impactando en la calidad de la asistencia.

Referência(s)