
Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância
2018; Volume: 32; Issue: 65 Linguagem: Português
10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-04
ISSN1982-596X
AutoresMagda Costa Carvalho, Walter Omar Kohan,
Tópico(s)Phenomenology and Existential Philosophy
ResumoEste trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação.
Referência(s)