Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
2018; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n1-883
ISSN2525-8761
AutoresPolyana d’Emery Alves, Alessandra Carla Ceolin,
Tópico(s)Innovation and Socioeconomic Development
ResumoO presente artigo retrata uma pequena empresa brasileira que tem em suas bases a inovação e a sustentabilidade, incorporadas desde a sua estrutura até seu produto final. A empresa Dobra Projetos Irados Ltda. nasceu em 2016 no intuito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem por meio da venda de carteiras de papel e de um propósito transformador massivo, amparado por um modelo de negócio baseado no design thinking e em metodologias ágeis, focado no customer experience, que permite uma constante melhoria de seus produtos a partir dos feedbacks dos consumidores. A empresa se diferencia dos concorrentes ao se posicionar no mercado como uma organização que não existe para vender produtos e sim para impactar o mundo de forma positiva, missão que se solidifica através da adoção de diversas práticas socioambientais para garantir o respeito as três dimensões da sustentabilidade: dimensão social, dimensão ambiental e dimensão econômica. Entre elas, a adoção da holocracia como estrutura de governança, que garante a não existência de uma hierarquia na organização e espelha outras políticas organizacionais como a igualdade de salários e de poder de decisão para todos os colaboradores por meio da gestão por círculos que permite uma releitura do organograma tradicional das empresas e incorpora papéis para os colaboradores, que são definidos a partir dos propósitos de cada círculo, empoderando os funcionários e pulverizando a responsabilidade e a autoridade. A organização também investe na logística reversa de seus produtos e na reutilização das embalagens, gerando vantagens competitivas a partir de recursos intangíveis como sua cultura e recursos tangíveis como seus produtos inovadores.
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