Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Validação de instrumento para avaliação do conhecimento de adolescentes sobre hanseníase

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 31; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/1982-0194201800068

ISSN

1982-0194

Autores

Jacqueline Evelyn Figueiredo Soares, Nathália Laís da Silva Soares, Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Juliano Bortolini,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Resumo Objetivo: Construir e validar instrumentos para avaliação do conhecimento de adolescentes sobre hanseníase e caracterização dos sujeitos. Métodos: Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas, a saber: construção dos instrumentos; validação de face e conteúdo com sete juízes; e validação semântica com 20 adolescentes, de 10 a 14 anos. Resultados: Houve concordância superior a 80% entre os juízes quanto a todos os domínios, itens e componentes avaliados. A concordância geral entre os juízes para o instrumento de avaliação do conhecimento de adolescentes sobre hanseníase, com 14 itens, foi de 89% e do instrumento para caracterização dos participantes, com 17 itens, foi de 93%. Na validação semântica, os instrumentos foram considerados com boa compreensão, e não houve dificuldades para seu preenchimento. Entre os adolescentes, 10% afirmaram ter ou ter tido casos de hanseníase na família. A maioria dos adolescentes (55%) nunca tinha ouvido falar ou tinha recebido informações sobre hanseníase, assim como a maioria (60%) afirmou não saber o que era a hanseníase. Conclusão: Os instrumentos construídos para avaliar o conhecimento de adolescentes sobre hanseníase e caracterizar a população estudada foram considerados válidos quanto à face, ao conteúdo e à semântica. Ambos os instrumentos apresentaram aparência, compreensão e relevância consideradas muito boas ou excelentes, podendo ser aplicados ao público de estudo.

Referência(s)