
A pesquisa em espaços de educação não formal em ciências na Região Norte: o caso do Bosque da Ciência
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 14; Issue: 32 Linguagem: Português
10.18542/amazrecm.v14i32.5801
ISSN2317-5125
AutoresSaulo Cézar Seiffert Santos, Márcia Borin da Cunha,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoA pesquisa em espaços de educação não formal em ciências tem crescido no Brasil. Na Região Norte do Brasil muitos dos museus de ciências situam-se na floresta amazônica e possuem características próprias. Buscamos neste contexto realizar um estudo qualitativo bibliográfico sobre o Bosque da Ciência na cidade de Manaus-AM, análogo ao museu de ciências. Consultamos o Google Acadêmico e o site de um grupo de pesquisa em espaços não formais no Amazonas no período de 2010-2018. Localizamos 24 trabalhos completos publicados em revistas e anais. Os trabalhos sobre o Bosque são normalmente de descrição do espaço e de sequência didática, e possuem enfoque ontológico, com observação dos seres vivos e uso de painel informativo, representação fiel da natureza, com interação minds-on e heards-on, com pressupostos empiristas e construtivistas com área ambiental e ensino de ciências. Acreditamos que futuras pesquisas tendem a se dirigir a valorização da experiência humana e ao sócioconstrutivismo.
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