Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A pesquisa em espaços de educação não formal em ciências na Região Norte: o caso do Bosque da Ciência

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 14; Issue: 32 Linguagem: Português

10.18542/amazrecm.v14i32.5801

ISSN

2317-5125

Autores

Saulo Cézar Seiffert Santos, Márcia Borin da Cunha,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

A pesquisa em espaços de educação não formal em ciências tem crescido no Brasil. Na Região Norte do Brasil muitos dos museus de ciências situam-se na floresta amazônica e possuem características próprias. Buscamos neste contexto realizar um estudo qualitativo bibliográfico sobre o Bosque da Ciência na cidade de Manaus-AM, análogo ao museu de ciências. Consultamos o Google Acadêmico e o site de um grupo de pesquisa em espaços não formais no Amazonas no período de 2010-2018. Localizamos 24 trabalhos completos publicados em revistas e anais. Os trabalhos sobre o Bosque são normalmente de descrição do espaço e de sequência didática, e possuem enfoque ontológico, com observação dos seres vivos e uso de painel informativo, representação fiel da natureza, com interação minds-on e heards-on, com pressupostos empiristas e construtivistas com área ambiental e ensino de ciências. Acreditamos que futuras pesquisas tendem a se dirigir a valorização da experiência humana e ao sócioconstrutivismo.

Referência(s)