Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Laicismo, liberdade religiosa e educação no Brasil na perspectiva do apostolado positivista (1880-1930)

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20396/rho.v18i4.8653196

ISSN

1676-2584

Autores

João Carlos da Silva,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Neste artigo, discutimos sobre o papel do Apostolado Positivista do Brasil nos encaminhamentos acerca do laicismo na Primeira República. A questão religiosa ocupou parte dos debates desde o Império, mobilizando políticos, intelectuais e homens de negócios. Esse tema tem sido objeto de muitos autores, entre eles Cunha (2013, 2017), Saviani (2007) e Junqueira (2002). A tentativa de tornar o Ensino Religioso facultativo nas escolas foi uma longa trajetória marcada por contradição, avanços, recuos, conflitos e conciliações. Nesse cenário, é importante compreender as formas assumidas pelo religioso no Brasil, merecendo ser revisitado e analisado dentro da peculiaridade brasileira. No começo da República, o campo religioso ficava cada vez mais complexo. Os positivistas reconheciam a Igreja Católica, porém, não desejavam submeter-se aos seus representantes.

Referência(s)