Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Metodologia Ativa Baseada em Projeto (ABPj) no ensino de engenharia: relato de experiência na disciplina de Sistemas de Controle I no Instituto de Engenharia da UFMT

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i2.732

ISSN

2525-3409

Autores

Daniel Miranda Cruz, Ana Cláudia Franca Gomes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente trabalho relata uma proposta de reestruturação da disciplina de Sistemas de controle I para graduandos de Engenharia de controle e automação e computação da UFMT. A matéria seguia o modelo tradicional bancário de aprendizagem e a nova proposta contempla a metodologia ativa baseada em projeto ABPj. A tentativa objetiva uma maior motivação dos alunos, colocando-os como elementos centrais para a solução de problemas reais de engenharia, como solucionar o problema de falta de laboratórios com equipamentos adequados compatíveis com a ementa, e com o desenvolvimento de protótipos funcionais ao longo do curso. Conclui-se que a proposta aplicada tem grande potencial como método de aprendizagem e pode também ser aplicada em demais disciplinas de engenharia que envolvam teoria e prática, por aumentar o envolvimento do graduando com o projeto desde a sua escolha. A ideia teve grande aceite por parte do alunado e os autores sugerem questionários que avaliem a aprendizagem dos mesmos para diminuir as aulas tradicionais onde o professor era a única fonte do saber e aumentar o comportamento ativo dos estudantes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX